CUT MA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CUT-MA REALIZA REUNIÃO COM SECRETARIAS DE COMUNICAÇÃO DOS PRINCIPAIS SINDICATOS CUTISTAS

CUT-MA realiza reunião com Secretarias de Comunicação dos principais sindicatos Cutistas

10/02/2017

Escrito por: Elziene França

Na tarde do último dia 08 de fevereiro foi realizada, na Sede da CUT/MA, uma reunião com as Secretarias de Comunicação dos principais sindicatos Cutistas. Estiveram presentes representantes dos Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (SINDSEP), Sindicato do Urbanitários do Maranhão (STIU), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado do Maranhão (SINTSPREV), Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais no Maranhão (SINTES) e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (STEFEM).

Coordenada pela Diretora de Comunicação da CUT-MA, Joanilde Pires, a reunião teve como tema “O Papel da Comunicação na Conjuntura”. E iniciou-se com uma discussão sobre o atual momento político do país, destacando a manipulação de informação da grande mídia e em contrapartida ressaltando o papel da comunicação sindical “Temos um desafio muito grande em divulgar a distorção dos fatos que a grande mídia faz, o que é para ser mostrado não é. Enquanto Secretarias de Comunicação e Movimento Sindical temos o papel de está informando a nossa base e população, mostrando o que realmente está acontecendo” frisou Joanilde.

Durante o debate sobre a comunicação sindical, levantou a questão sobre a importância da CUT/MA ter uma assessoria de comunicação. “A CUT precisa entender o papel decisivo da Secretaria de Comunicação e investir em uma assessoria de comunicação. Precisa ter uma estrutura mínima na CUT Estadual, justamente para poder organizar os outros. Precisa entende que, em tese, o Sindicato fala para dentro, fala para sua base, enquanto a Cut tem o papel de falar para fora, atingir a sociedade” destacou Ricardo Milan, Assessor de Comunicação do SINDSEP.

Finalizando as discussões, foi abordado ainda, durante a reunião, a criação do Comitê do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC) no Maranhão. Onde foi informado que é necessário a filiação dos Sindicatos, e são preciso no mínimo 10 sindicatos filiados para que o comitê possa ser criado, no entanto só tem 3 filiados até o momento. Os representantes dos sindicatos que não são filiado ainda, ficaram responsáveis de levar o assunto à direção do seu sindicato para filiar-se.

A democracia no Brasil não pode existir sem a efetiva democratização dos meios de comunicação. É nesse sentido que o FNDC articula com as entidades filiadas para disseminar a comunicação sindical e através dela, fazer com que a informação chegue a toda população. Por isso a importância da criação desse comitê no Maranhão.

• w"E-mail"

Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha "Anula Reforma"

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO MARANHÃO