Twitter

CUT MA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > I ENCONTRO DE SINDICALISTAS DA REGIÃO TOCANTINA APRESENTA NOVOS NORTES PARA O SINDICALISMO NO MARANHÃO

I Encontro de Sindicalistas da Região Tocantina apresenta novos nortes para o sindicalismo no Maranhão

31/08/2016

Escrito por: Ricardo Millan

Nesse momento em que os direitos trabalhistas e as politicas sociais estão sob ataque ininterrupto pelo governo golpista de Michel Temer, a secretaria de Organização da CUT Maranhão reuniu em Imperatriz no último dia sábado, 27 de agosto, dezenas de sindicalistas para discutir o momento político nacional no I Encontro de Sindicalistas da Região Tocantina.
 
O Encontro que reuniu mais de 70 pessoas e 15 entidades sindicais, discutiu a Conjuntura Nacional (crise política e econômica; reformas e perdas de direitos trabalhistas: terceirização, Lei das estatais e limitação de gastos públicos; e Reforma da Previdência) e Organização e Financiamento Sindical, na ótica da CUT.
 
Dentre os objetivos centrais do encontro podemos destacar a necessidade de unificar e revigorar o sindicalismo da Região Tocantina do Maranhão, impelindo-o ao protagonismo nas lutas sociais da região e contribuindo para o fortalecimento do sindicalismo maranhense como um todo.
 
Ainda como proposição do Encontro, buscou-se o fortalecimento da organização sindical e os laços intersindicais, fomentando a criação de uma rede sindical da região. “O Encontro foi de suma importância para diversas discussões inerentes ao movimento sindical. Mas, é necessário que venhamos a destacar a busca do fortalecimento cutista dentro da região tocantina, pois, faz-se necessária a organização sindical nessa região tão importante do estado, que sempre marcou a nossa história com lutas significativas em prol das questões sociais e da salvaguarda dos direitos dos trabalhadores”, declarou Valter Cezar, diretor de Organização e Politica Sindical da CUT/MA e da secretaria de Comunicação do Sindsep/MA.
 
As propostas em discussão no Congresso Nacional, eivadas de ataques aos direitos dos trabalhadore, se faz necessário e urgente que os sindicatos estejam atentos e mobilizados para enfrentar mais esses pacotes de maldades promovidas pelo governo Golpista de Michel temer.
 
Apesar de ser derrotada na eleição de 2014, a direita tenta implantar sua agenda neo liberal de Estado mínimo, retirando direitos e precarizando o trabalho. “Nesse momento, mais do que nunca, os trabalhadores precisam estar unidos e preparados para barrar essa onda contra os direitos trabalhistas” disse Adriana Oliveira, presidente da CUT/Maranhão.
 
Participaram do encontros os sindicatos; Arrumadores, Sindicatos dos Comerciários de Açailândia, Sindicato dos Correios, Sindsaúde de Estreito, Sindsaúde de Imperatriz, Sintsep/MA, Sindmetal Açailândia, Sindmetal Imperatriz, Sindicato dos Urbanitários e Sintracei- Agentes de Endemia, FETRAM, SINTEB – Buriticupu, Sindicato dos Trabalhadorese Trabalhadoras Rurais de Estreito/MA, Sindsep/ regional de Imperatriz e Sede/São Luís.
 
A CUT/Maranhão participou com uma grande bancada, composta pela presidente Adriana Oliveira, o vice presidente, Moacir Santos, o diretor de Formação, Novark Oliveira, o diretor de Organização e Política Sindical, Valter Cezar Figueiredo e a dirigente Nacional Julia Nogueira.
 
O Sindsep/MA também participou com uma grande bancada de diretores e delegados de base.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha "Anula Reforma"

http://anulareforma.cut.org.br

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO MARANHÃO
Rua Santo Antônio, 294 | CENTRO | CEP 65010-590 | São Luís | MA
Fone: (55 98) 3232.0714 / 3221.6969 | www.cut-ma.org.br | e-mail: cut-ma@uol.com.br